Psicomotricidade: Correr, pular, arremessar, chutar, rolar... As peripécias infantis podem contribuir para o
desenvolvimento pleno das crianças. A Psicomotricidade é um instrumento riquíssimo para assegurar o desenvolvimento
motor, cognitivo e social da criança. Levando em consideração a coordenação motora, lateralidade, equilíbrio, ritmo,
esquema corporal, organização espacial e temporal, ajuda a desenvolver a inteligência emocional, contribuindo, assim,
de maneira expressiva para o desenvolvimento pleno. Por meio de jogos e brincadeiras, a criança se diverte, se
conscientiza de seu corpo, cria, interpreta e se relaciona com o mundo em que vive. A criança poderá vivenciar
diversas experiências sensório-motoras, através de sua ação espontânea durante a brincadeira, unificando os aspectos
cognitivos, afetivos e sociais do desenvolvimento infantil, que se expressam nas relações estabelecidas com o espaço,
o tempo, os objetos, as pessoas e com o seu próprio corpo. Além das habilidades descritas acima, trabalhamos com a
ansiedade da criança para que fiquem mais seguras, conquistando a autonomia.
Música: A música é um dos estímulos mais potentes para ativar os circuitos do cérebro. As aulas de musicalização visam
tornar a criança: a mais sensível e receptiva aos sons, promovendo o contato e a ampliação dos conhecimentos musicais.
Além dos fundamentos e conceitos básicos dos instrumentos, os alunos aprendem a ouvir música compreendendo seus vários
elementos: ritmo, melodia, harmonia, dinâmica e a importância de cada instrumento dentro dos mais variados contextos
musicais. Instrumentos musicais, cantigas de roda, objetos sonoros e fantoches complementam uma gostosa roda de histórias.
Despertando sensações e sentimentos, contribui para o desenvolvimento sócio-emocional e cognitivo das crianças.
Capoeira: A capoeira é uma expressão cultural que mistura luta, dança, e música. Os movimentos são rápidos e
complexos com acrobacias no solo e aéreas, incluem também chutes, rasteiras, esquivas de defesas, entre outros. A partir da
musicalidade que os movimentos são executados, os instrumentos são tocados e as cantigas entoadas. O ritmo é um elemento
potencialmente explorado desenvolvendo a motricidade e a percepção sensorial, além de induzir estados de afetividade e motivação.
Ballet: O Ballet é uma das danças mais recomendadas às crianças quando são pequenas. O Ballet favorece a criatividade, a
musicalidade e o trabalho em grupo. Consiste em unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos. São habilidades que
as crianças vão adquirindo pouco a pouco através de exercícios e posturas. Exige disciplina, boa postura e ritmo. Com o
ballet, as crianças podem desfrutar de muitos benefícios como: melhora da coordenação motora; aumenta a concentração;
noções de espaço e de localização; aumenta a flexibilidade; mais resistência corporal; corrige e melhora a postura;
estimula o desenvolvimento intelectual; ajuda a expressão e memória; aumenta a auto-estima; ajuda a fazer amigos e melhora
o equilíbrio e reflexos.
Dança: O simples ato de andar já é poderoso o suficiente para servir de alimento ao cérebro e, de tabela, contribuir para a nossa
saúde. A dança? "Seus movimentos são mais refinados, o que determina a qualidade de alimentação que proporciona ao nosso corpo. A
conclusão é uma só: quanto mais cedo uma criança aprende a dançar, mais possibilidades ela tem de tornar seu corpo "inteligente".
Dançar também ajuda a desenvolver emocionalmente quem tem pouca idade, combatendo inseguranças e estimulando a partilhar experiências
com o grupo a que pertence. Crianças podem se exercitar em Dança desde os primeiros anos da Educação Infantil - e assim aprimorar
habilidades motoras fundamentais para a evolução. Conheça a seguir os principais benefícios da atividade: Desenvolve habilidades
típicas do ser humano; Alimenta o funcionamento da máquina cerebral; Ajuda a manter a saúde do corpo; Estimula a coordenação
motora e outras aptidões; Colabora na formação do indivíduo; Serve de ferramenta para se expressar; Valoriza a linguagem pessoal;
Estimula o conhecimento estético; Incentiva o controle emocional.
Inglês: Na Educação Infantil é explícito que o ensino de língua inglesa não visará aquisição de conhecimentos
gramaticais e nem por ventura avaliará o aluno através de uma prova escrita e individual, com o intuito de obter uma nota. A meta
a ser adquirida com o ensino da Língua Inglesa é ingressar o discente num mundo de descobertas, animando o educando a se comunicar
de maneira lúdica no idioma de estudo. O objetivo de estudar inglês no Ensino Infantil implicará no desenvolvimento de capacidades
sociais e culturais do discente, culminando a este o acesso ao Ensino Fundamental de maneira contextualizada a realidade. Essa
outra fase da vida estudantil fortalecerá no próprio aluno a aprimoração dos seus conhecimentos. A aprendizagem de uma Língua
Estrangeira é uma possibilidade de aumentar a autopercepção do aluno como ser humano e como cidadão. Por esse motivo ela deve
centrar-se no engajamento discursivo do aprendiz, ou seja, em sua capacidade de se engajar e engajar outros no discurso de modo
e poder agir no mundo social.
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